Normalmente, ir a uma entrevista de emprego é um processo estressante. Sentado ali, sendo avaliado, questionado. “Quais são suas principais fraquezas?” “Como você lida com a pressão?” “Onde você se vê daqui a cinco anos?” E você nem sabe se conseguiu o emprego no final! Abaixo está uma coleção de conversas ouvidas e pensamentos honestos sobre empregos e a procura de emprego.
Coletadas pela conta do Instagram Overheard Recruiting, essas situações revelam todas as lutas dignas de sitcom que as pessoas ouvem falar no local de trabalho. Talvez isso ajude você a se sentir um pouco melhor sobre suas experiências no trabalho. Certifique-se de votar em suas fotos favoritas e compartilhar suas próprias histórias desequilibradas de escritório nos comentários. Agora vamos entrar nisso!
Parafraseando Forrest Gump, os candidatos são como uma caixa de chocolate, você nunca sabe quem vai conseguir. Claro, um currículo pode dizer algo, assim como uma caixa de chocolates contém, bem, pelo menos um pouco de chocolate. Mas é o que está sob a cobertura de chocolate que conta, se mantivermos a metáfora. E alguns deles são exemplos excelentes de “você nunca sabe o que vai conseguir”.
Não é nenhum segredo que os recrutadores são mais propensos a favorecer um candidato com quem eles têm um relacionamento. Assim, presumivelmente, muitos candidatos gostam de apresentar um pouco de sua personalidade. Vamos enfrentá-lo, a pessoa média não é um robô que apenas come, dorme e respira trabalho. Infelizmente, alguns candidatos levam isso um pouco longe demais.
A revista Forbes dá alguns conselhos aos entrevistados. É importante, em última análise, apresentar-se como profissional. Portanto, falar mal de seu chefe ou gerente anterior está fora de questão, mesmo que eles mereçam 100%. Se questionado sobre seus hobbies, talvez não diga que você bebe cerveja e assiste basquete. De forma alguma minta, ser genuíno ainda é muito importante. Mas não caia na armadilha de dizer tudo o que sente logo de cara.
Infelizmente, esta é a principal razão pela qual muitos de nós cerramos os dentes com a ideia de nos sentarmos para uma entrevista de trabalho. Porque não há nada de intrinsecamente errado em desfrutar de um copo, de um vinho ou de uma cerveja nos tempos livres. E quem não gosta de relaxar no sofá?
Na verdade, existem vários impulsos psicológicos que nos levam a compartilhar demais quando na verdade não deveríamos. Psychology Today fala sobre algumas razões positivas e negativas que as pessoas compartilham demais. Às vezes queremos que a outra pessoa se sinta confortável. Silêncios constrangedores são dolorosos e, após cerca de quatro segundos, a pessoa comum dirá qualquer coisa para preencher o espaço. Curiosamente, alguns detetives usam esse boato psicológico para fazer os suspeitos começarem a falar. Mas mesmo em um ambiente mundano, queremos desesperadamente evitar o silêncio.
Em suma, essas experiências também apontam para o problema muito comum do estresse no local de trabalho. Muitas vezes parece estar entre a cruz e a espada, prazos, responsabilidades e gerentes difíceis de um lado e os desafios da procura de emprego do outro. O senso comum ditaria que trabalhadores estressados são trabalhadores improdutivos e há pesquisas para apoiar essa ideia. Pesquisa conduzida por Tina Bui, MD, Et al. descobriram que a tensão e o estresse reduzem diretamente a eficácia dos trabalhadores. Agora, se pudéssemos colocar este estudo na frente de todos os gerentes…
Mas não vamos pensar apenas em gerenciar o estresse como uma forma de ser “mais produtivo”. O estresse é debilitante o suficiente. Felizmente, há algumas coisas que podemos fazer. Pesquisador Kamaldeep Bhui, et al. descobriu o que tende a ajudar as pessoas a lidar com o estresse em geral e no local de trabalho em particular. Em primeiro lugar, o apoio de amigos e familiares é vital. Bons colegas de trabalho estão em segundo lugar. Afinal, somos animais sociais.
A saúde física vem em segundo lugar. Agora, nem todo mundo precisa de um personal trainer e ficar malhado em três meses. Apenas um bom equilíbrio de nutrição e exercícios simples como ioga podem ajudar a reduzir a tensão. Manter a mente ocupada também é importante. Passatempos e outras atividades foram encontrados para ter um efeito muito positivo sobre os níveis de estresse. Portanto, se você começar a se sentir culpado por um projeto pessoal, saiba que a ciência diz que você deve fazê-lo.
“Você sabe o que realmente resolveria meu estresse? Mais salário”, você pode estar pensando. E você estaria absolutamente correto. Agora tente dizer em voz alta. Seriamente. Pode não lhe render o dinheiro, mas, semelhante a muitas das confissões aqui, a honestidade realmente traz benefícios psicológicos legítimos. Bonnie M.Le, et al. descobriu que apenas dizer o que você pensa e sente ajuda na autoaceitação e reduz o risco de depressão. Então, talvez não grite no escritório, mas definitivamente grite em algum lugar.