Amigos inseparáveis, cães que moram em terreno da Fepasa são colocados para adoção em Campinas (SP)

Foto: Arquivo pessoal

Manchinha, Thor e Tigrinho são cães comunitários que moram na parte de trás da Estação Cultura, prédio da antiga Fepasa, em Campinas (SP). Inseparáveis desde filhotes, os animais se acostumaram a viver soltos na região, mas foram colocados para adoção após a retomada de eventos culturais no local, que aumentou a circulação de pessoas no entorno.

Com idades entre quatro e seis anos, os cachorros recebem comida, água e cuidados regularmente de seis famílias do bairro. Segundo Michelli Tripoli, presidente de uma ONG de proteção animal e uma das cuidadoras, muitas pessoas abandonam cães no local e os moradores acabam cuidando em conjunto.

“Eles nasceram ali, eles vivem ali. Os três são muito grudados, um dorme em cima do outro, um come e o outro come, um anda e o outro anda junto”, explicou a autônoma.

Cães comunitários

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpebea), da Prefeitura de Campinas (SP), esteve no local e realizou a vacinação e microchipagem dos animais, que também foram vermifugados e tiveram os parasitas de pele tratados.

Os três cachorros foram registrados em agosto do ano passado no nome de uma pessoa responsável, apesar de receberem carinho e cuidados de um grupo inteiro. Isso ocorre porque, caso haja alguma ocorrência relacionada ao animal, esse cuidador é acionado pela prefeitura.

“Os moradores mantém uma rotina de pôr café da manhã para eles às 9h. Vai outro e põe o almoço, outro vai às 6h para ver se as casinhas estão em ordem”, conta.

Como adotar

A autônoma conta que seis cães comunitários, dentre eles uma fêmea de 12 anos, chegaram a morar no local. Três já foram adotados. Os outros três não poderão ser adotados pelos cuidadores do bairro, que saíram em busca de um novo lar para os animais.

“A gente teme um pouco de separar. Eles vão sentir muito né? Se eles conseguissem ser adotados juntos seria ótimo, mas se não tiver condições, não tem problema ser separado”.

Segundo ela, funcionários do local teriam pedido aos moradores que retirassem os cachorros do local. Em nota, Dpebea informou que não há registro de pedido de retirada dos cães do local onde vivem.

Para adotar um dos cães do trio Manchinha, Thor e Tigrinho, interessados podem entrar em contato com a presidente da ONG, Michele Tripoli, pelos telefones (19) 99182-0575 ou (19) 99113-3946.

Fonte: G1