No final do século 19, o grande chanceler alemão Otto von Bismarck disse sua famosa frase sobre pessoas que são mais católicas que o Papa. Naqueles dias, a citação se referia diretamente à Santa Sé em Roma, mas já se passou quase um século e meio – e usamos essas palavras para rotular literalmente qualquer pessoa que esteja determinada a não apenas desempenhar suas funções imediatas de trabalho, mas também constantemente ir além deles.
“Mas um funcionário proativo é ótimo!” você pode dizer, e não estará totalmente certo, porque proatividade é uma coisa e comportamento tóxico em uma equipe é completamente diferente. Não é de admirar que, quando funcionários como esse, encontrados em tantas empresas, obtenham algum carma instantâneo, seus colegas se regozijem secretamente e todos nós adoramos ler belas histórias sobre esses casos.
Por exemplo, como este conto do usuário u/Apprehensive-Arm-614, publicado pela primeira vez na comunidade Reddit Malicious Compliance, que obteve mais de 24,1 mil votos positivos e cerca de 1,1 mil comentários em muito pouco tempo. Esta história tem de tudo - um colega malvado, suas vítimas inocentes e sua justa retribuição. Então, vamos descobrir isso juntos.
Mais informações: Reddit
O autor do post inicial trabalhava em uma empresa com um colega extremamente tóxico
Créditos da imagem: Binyamin Mellish (não é a foto real)
De acordo com o autor do post original, eles amam muito seu trabalho, mas ultimamente eles ocasionalmente se atrasam uma ou duas vezes por semana. Não muito - cerca de cinco minutos, e não inteiramente por sua própria culpa, porque no ano passado, quatro pontes localizadas diretamente no caminho para o trabalho passaram por reparos ao mesmo tempo. Como resultado, ocorrem engarrafamentos periodicamente e o Pôster Original chegou ao trabalho mais tarde do que o necessário.
Créditos da imagem: Apprehensive-Arm-614
O colega de trabalho continuou denunciando o autor por estar atrasado por apenas alguns minutos, não por culpa real
No entanto, esta é a vida e ninguém está imune à força maior. Sim, mas infelizmente nem todos concordam com isso. Por exemplo, na empresa onde o OP trabalhava, havia outro funcionário que reclamava constantemente dos colegas de trabalho aos seus superiores pelos seus menores erros. Em geral, como diz o autor do post, o comportamento desse colega era extremamente tóxico mesmo na comunicação cotidiana, e uma vez até desempenhou um papel importante na não recontratação de um funcionário sazonal no ano seguinte.
Créditos da imagem: Apprehensive-Arm-614
E assim, o novo alvo do trabalhador tóxico era o OP e seu atraso. O colega fez vários comentários ao autor da postagem e até começou a assediar o chefe do departamento com lembretes sobre isso, então, finalmente, o supervisor do OP os escreveu com relutância. Desnecessário dizer que o autor desta história não gostou nada de ter tal colega. E o que poderia ser feito aqui? Afinal, o informante realmente agiu em total conformidade com as regras corporativas.
Créditos da imagem: Apprehensive-Arm-614
Um dia, o autor decidiu chegar mais cedo do que todos - e, em vez disso, ocupar a maravilhosa vaga de estacionamento do pomo.
No entanto, um dia surgiu uma ideia no pôster original e parecia absolutamente lindo. O autor notou que o funcionário delator chega regularmente ao trabalho cerca de dez minutos antes do início do turno e constantemente estaciona o carro em um local muito conveniente, bem em frente à entrada do prédio. No entanto, este não era o seu local dedicado – apenas no momento em que chegavam, o local perfeito estava sempre vazio. Não por muito tempo…
Créditos da imagem: Apprehensive-Arm-614
Então, o autor da postagem decidiu que eles simplesmente acordariam uma hora ou mais antes do trabalho. Sim, acabou sendo bastante difícil – mas agora o OP começou a trabalhar literalmente antes de todo mundo, às vezes até quarenta minutos antes do início da jornada de trabalho. E isso, claro, deu uma oportunidade única de ser o primeiro a escolher um local para estacionar o carro. Agora, por favor, adivinhe qual lugar o Pôster Original tem escolhido constantemente?
Créditos da imagem: Charles Kettor (não é a foto real)
O colega ficou terrivelmente bravo com isso, mas eles não puderam fazer nada porque o autor não violou nenhuma regra
O colega ficou, claro, fora de si de tanta raiva, mas não podia fazer nada – afinal, eles foram reembolsados em sua própria moeda. O Pôster Original não atrapalhou nada, chegou antes de todo mundo no trabalho, e o fato de agora o funcionário mesquinho ter que procurar vaga para estacionar por muito tempo – bom, ninguém disse que carma é uma coisa gostosa para todo mundo!
A maioria das pessoas nos comentários simplesmente elogiou o Pôster Original por ser tão inventivo. De acordo com os comentaristas, não há vergonha no jogo do OP. Alguém simplesmente se esforçou para derrubar o autor, supõem as pessoas on-line, então o OP simplesmente não hesitou em dar ao delator uma dose de seu próprio remédio, que acabou ótimo e justo.
Créditos da imagem: Alexander Cruzado Abanto (não é a foto real)
As pessoas nos comentários elogiaram o funcionário por ser tão inventivo e também ficaram felizes que o delator tenha recebido karma instantâneo
De acordo com a maioria dos comentaristas, este é realmente bom e não mesquinho. Apenas certificando-se de que o pôster original está fazendo o que o guru moral puritano tão gentilmente escalou, afirmam as pessoas nos comentários. “Isso é incrível! Continue pegando aquela vaga de estacionamento todos os dias!” afirma outro comentarista.
Por alguma razão, temos quase certeza de que você também encontrou esse tipo de funcionário em seu próprio trabalho; portanto, sinta-se à vontade para nos contar como foi e como tudo terminou para os dois lados do conflito. Bem, caso nada disso tenha acontecido com você, por favor, diga-nos o que você pensa sobre este conto em particular.