Pensando em como saber se o cachorro engoliu alguma coisa? Esse é o pior cenário para os donos de cães, visto que às vezes nem é possível saber se o animal comeu ou não o objeto indevido. Nesse sentido, um tutor responsável precisa fazer de tudo para impedir que isso aconteça.
Tendo isso em vista, além de ter atenção sobre o que o pet anda fazendo, também é preciso entender o tamanho e o tipo de material ingerido pelo mesmo, tal como avaliar os sintomas apresentados e fazer de tudo para diminuir as chances do seu cão comer as coisas pela casa. Confira o nosso artigo abaixo!
Seu cão tem comido muitos objetos? Ele pode estar com ansiedade de separação
Você chega em casa e o seu animalzinho tem tomado certas atitudes fora do comum, como comer coisas pela casa ou até mesmo destruir alguns objetos? Com isso, existe a possibilidade dele, infelizmente, vir a ser um cachorro com ansiedade de separação. Assim, um enriquecimento ambiental com brinquedos para cachorro ou adotar um segundo pet são boas soluções. Além disso, dar atenção e levá-lo para passear diariamente são algumas atitudes fundamentais para evitar esse infeliz problema.
Sintomas: cachorro engoliu objeto. Entenda quais são
Ainda com indagações sobre como saber se o cachorro engoliu alguma coisa? Afinal, essa é uma tarefa que não considera tão simples. Logo, urge a necessidade de que o tutor preste bastante atenção nos possíveis sintomas que o seu cãozinho pode apresentar ao engolir algum objeto indevido:
- Apatia?
- Vômito;
- Cólicas;
- Diarréia;
- Falta de apetite;
- Prisão de ventre;
- Fezes com sangue.
Caso o seu animalzinho apresente qualquer um desses sinais, não hesite! Corra com o seu cachorro para a clínica veterinária mais próxima de onde você mora. Tomando essa atitude o mais rápido possível, você pode evitar que o seu bichinho sofra com algum problema mais grave.
Mas afinal, como saber se meu cachorro engoliu algo?
É comum que uma situação como essa possa proporcionar certo desespero para os donos de cães. Afinal, “cachorro engoliu meia” e “cachorro engoliu osso” estão entre os termos mais buscados online. Nesse caso, é fundamental deixar quaisquer objetos pequenos longe do seu pet para evitar que isso aconteça. Desta maneira, não é importante entender apenas como saber se o cachorro engoliu alguma coisa, mas também quais os tipos de objetos ingeridos pelo cão.
1) Cachorro comeu plástico: o que fazer?
Caso você tenha a infelicidade de ter um cãozinho que tenha comido plástico, é preciso, antes de qualquer coisa, avaliar a situação. Até porque, caso o pedaço de plástico seja pequeno, é possível que passe pelo trato digestório do seu animal e vá parar nas excreções do mesmo. Agora, se o seu dog comeu uma parte grande de plástico, corra com ele para a clínica veterinária mais próxima para uma avaliação profissional de um médico.
2) Meu cachorro engoliu um brinco: o que fazer?
Normalmente, os brincos que encontramos à venda em diversas regiões do Brasil são feitos de plástico, metal, vidro e repletos de diferentes tipos de pedras consideradas preciosas. Assim, mesmo que o seu cãozinho tenha engolido um brinco pequeno de algum desses materiais, como se trata de um objeto pontiagudo, a situação exige urgência, já que esses brincos podem acabar danificando algum órgão do seu dog.
3) Meu cachorro engoliu um osso inteiro: o que fazer?
Você está observando o seu pet brincar e estranha a falta de algo. Em seguida, acaba se desesperando quando finalmente percebe que o seu cachorro engoliu osso. Nesse sentido, se for um pedaço pequeno do osso ou até mesmo um osso pequeno, não há motivo para tanta agitação. Todavia, se for um osso inteiro de um tamanho considerável, é preciso ir numa emergência veterinária para um tratamento adequado.
4) Cachorro engoliu meia: saiba o que fazer
A partir do momento que você está procurando o outro par de sua meia, e acaba encontrando-a rasgada e mordida pelo seu cãozinho, é preciso manter a calma e saber o bem que fazer. Tendo isso em vista, a situação não chega a ser tão grave para meias que sejam de 100% algodão, mas para meias de poliéster ou outros tecidos a situação já muda de figura. Assim, busque um médico veterinário de confiança para ajudar o seu bichinho.
Ficaram claras as suas dúvidas de como saber se o cachorro engoliu alguma coisa? Caso a resposta seja positiva, compartilhe entre os seus amigos e familiares este artigo para que mais pessoas saibam sobre esse tema tão importante. Por último e não menos importante, leia outras matérias produzidas pela nossa equipe do Planeta dos Animais em que abordamos os mais variados assuntos sobre o cuidado animal:
Agradecemos a sua leitura até o fim. A gente fica por aqui e até a próxima!