O aclamado fotógrafo lituano Antanas Sutkus começou a documentar o povo da Universidade de Vilnius no final dos anos 1950, quando ele próprio se tornou um estudante. Seis décadas depois, o jovem fotógrafo Artūras Morozovas, que chama Sutkus de seu professor, estava fotografando a comunidade acadêmica. Desta forma, o presente encontra o passado nas imagens da Universidade.
“A Universidade de Sutkus é um mundo sem rotina: tem espaço para a concentração, mas não para o tédio, para o riso inteligente, mas não para a apatia ou a preguiça. É intensamente habitado, abrigando a cenografia de prédios antigos com fisionomia e plasticidade modernas e ao mesmo tempo periódicas”, escreve Natalija Arlauskaitė, professora da Universidade de Vilnius, sobre a exposição de fotos de Sutkus e Morozovas, que acontece na Universidade de Vilnius .
Estas fotos são capturadas por Antanas Sutkus. Maratona na University Street, 1959
“Claro, esta é uma das versões da ideia da universidade, a lenda da universidade, contada em tom de socromantismo de admiração”, acrescenta Arlauskaitė.
Batizado dos primeiros anos, 1964
Pátio Sarbievijus, 1965
Em 1958, quando Sutkus começou a estudar na Universidade, a era do reitor mais jovem e mais antigo da Universidade de Vilnius, prof. Jonas Kubilius começou. Logo os caminhos do jovem artista e do proeminente cientista se cruzaram.
Pátio da Universidade. Primavera da Poesia. Vilnius, 1971
Viagem com Jonas Kubilius. Zervynos, 1971
Ao saber que Sutkus estava viajando pela região de Dzūkija e fotografando a população local, o reitor prof. Kubilius insistiu em viajar com ele. As fotos tiradas por Sutkus mostram o reitor explicando teorias matemáticas para pessoas comuns desenhando na areia ou simplesmente falando sobre a vida.
Reitor Jonas Kubilius. Vilnius, 1971
Estudantes de Filologia, 1973
Durante seus anos de universidade, Sutkus, que mais tarde recebeu o Prêmio Nacional de Cultura e Arte da Lituânia, também documentou os momentos de sua vida pessoal.
Universidade comemora 400 anos
Terceiro Semestre. Grupos de Estudantes partem para Fazenda Coletiva, 1959
A foto “Marathon on University Street”, capturando sua então namorada, foi tirada do 3º andar do dormitório. “Fui amarrado e segurado pelos pés, encostado na grade da varanda. Tive apenas 10 segundos para filmar”, lembra o fotógrafo. Mais tarde, essa imagem se tornou uma das fotos mais conhecidas de Sutkus.
Esses mais novos são capturados por Artūras Morozovas. Professor da Faculdade de Física Mikas Vengris
Dra. Inga Zakšauskienė, professora da Faculdade de História
O fotógrafo da nova geração Morozovas, que destaca a importância do humanismo na fotografia, tirou uma série de retratos dos atuais professores da Universidade de Vilnius. Os acadêmicos foram fotografados em seu ambiente habitual, enquanto o próprio Morozovas se envolvia em conversas sobre ciência para fazer os palestrantes esquecerem de estar na frente da câmera.
Prof. Dr. Rimvydas Laužikas, Reitor da Faculdade de Comunicação
Dra. Ieva Plikusienė, Professora Associada da Faculdade de Química e Geociências
prof. dr. Rimvydas Petrauskas, Reitor da Universidade de Vilnius
Dr. A. S. Carmen Caro Dugo, Professora Associada, Instituto de Línguas Estrangeiras, Faculdade de Filologia
Dr. Gintautas Tamulevičius, Professor Associado da Faculdade de Matemática e Informática
prof. Renata Bilbokaitė, Diretora da Academia Šiauliai
Dr. Gintaras Valinčius, Diretor do Centro de Ciências da Vida
Dr. Jūratė Jaraitė-Kažukauskė, Professor Associado da Faculdade de Economia e Administração de Empresas
Prof. Dr. Algirdas Utkus, Faculdade de Medicina (HP)