Homem que roubou cachorros de Lady Gaga é condenado a 21 anos de prisão

O homem que atirou e feriu o passeador de cães de Lady Gaga enquanto roubava seus buldogues franceses no ano passado aceitou um acordo judicial e foi condenado na segunda-feira a 21 anos de prisão, disseram as autoridades.

A conexão com Lady Gaga foi coincidência, disseram as autoridades. O motivo era o valor dos buldogues franceses, uma raça que pode render milhares de dólares, e os detetives não acreditam que os ladrões soubessem que os cães pertenciam ao artista.

James Howard Jackson, um dos três homens e dois cúmplices envolvidos no roubo violento e suas consequências, não contestou a acusação de tentativa de homicídio, de acordo com a promotoria do condado de Los Angeles. Não ficou imediatamente claro qual advogado representou Howard na segunda-feira.

O passeador de cães da estrela pop, Ryan Fischer, ficou gravemente ferido no ataque e se dirigiu ao tribunal na segunda-feira para fazer uma declaração chocante, que ele postou no Instagram.

“É difícil acreditar que já se passaram quase dois anos desde que levei Asia, Koji e Gustav para um passeio noturno quando, em um instante, de repente me vi lutando com todas as minhas forças para proteger aqueles cães de serem roubados. Mas não foi o suficiente: fui espancado, estrangulado, baleado e deixado para sangrar até a morte em uma calçada ofegando pela vida. E Koji e Gustav se foram.

Jackson e outros dois dirigiram por Hollywood, a cidade de West Hollywood e o vale de San Fernando em 24 de fevereiro de 2021 “em busca de buldogues franceses”, disseram os promotores anteriormente. Eles encontraram Fischer com os três animais de estimação da estrela pop.

Jackson atirou em Fischer durante o assalto no famoso Sunset Boulevard, durante o qual dois dos cães foram levados. Uma câmera de campainha próxima gravou o passeador de cães gritando “Oh meu Deus! Eles atiraram em mim!” e “Ajude-me!” e “Estou sangrando no peito!”

Fischer mais tarde chamou a violência de “um chamado muito próximo da morte” em postagens nas redes sociais. Em sua declaração na segunda-feira, ele disse que ainda está se recuperando física e mentalmente do tiroteio. Eles tiveram que remover parte de seu pulmão e ele ainda está em fisioterapia.

Fischer também se dirigiu a Jackson diretamente no comunicado, dizendo que o perdoa e a outros envolvidos no ataque. “Você alterou completamente minha vida, e eu sei que não posso seguir em frente desde a noite em que você atirou em mim até eu dizer essas palavras para você.”

Os cães roubados foram devolvidos vários dias depois por Jennifer McBride, que também foi acusada do crime.

A estrela pop ofereceu uma recompensa de $ 500.000, “sem perguntas”, para se reunir com os cães na época.

Jackson também admitiu as acusações de infligir grandes lesões corporais e de uma agressão anterior, informou a promotoria na segunda-feira. O escritório do promotor não disse imediatamente qual foi o ataque anterior.

“O acordo de confissão responsabiliza o Sr. Jackson por cometer um ato violento implacável e fornece justiça para nossa vítima”, disse o escritório em um comunicado. Howard foi acusado de tentativa de homicídio, conspiração para cometer roubo e agressão com arma de fogo semiautomática.

Jackson foi libertado da prisão por engano no início deste ano devido a um erro administrativo. Foi recapturado quase cinco meses depois.

Outro cúmplice, Harold White, não contestou na segunda-feira a um ex-presidiário em posse de uma arma. White, que estava em um relacionamento com McBride na época, será sentenciada no ano que vem. O caso de McBride está em andamento.

O casal supostamente tentou ajudar o filho de White, Jaylin White, a evitar a prisão após o tiroteio.

Jaylin White e Lafayette Whaley no início deste ano não contestaram o roubo.

Whaley levou Jackson e o jovem White no ano passado em uma caçada aos cães caros. Jackson e White pularam e atacaram Fischer, disseram os promotores anteriormente. Eles espancaram e estrangularam o passeador de cães, e Jackson sacou uma pistola semiautomática e atirou, atingindo Fischer uma vez antes que o trio fugisse.

Representantes de Lady Gaga não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.