Leão morto é deixado em frente a palácio presidencial no Chile; ele vivia aprisionado em um zoo há 14 anos

DESRESPEITO À VIDA

24 de janeiro de 2023

2 min. de leitura

Foto: JAVIER TORRES/AFP

O corpo sem vida de Zeus, um leão de 14 anos de idade, foi abandonado nesta sexta-feira do lado de fora do palácio presidencial no centro de Santiago, no Chile, em protesto após um procedimento fracassado de inspeção em um zoológico matar o animal.

Depois que o animal não acordou após uma anestesia, o proprietário do zoológico privado onde ele era mantido levou seu corpo até o centro de Santiago, deixando-o em uma das entradas do palácio presidencial La Moneda.

“Por que estamos protestando? Porque eles nos fizeram matar um animal. Eles nos fizeram manchar nossas mãos com o sangue de nossos pequenos animais apenas para ler um chip”, disse César Chanampa, proprietário do zoológico na cidade de Los Angeles, 500 km ao sul de Santiago, à mídia local.

A imagem do animal morto se espalhou rapidamente pelas redes sociais e despertou a curiosidade de centenas de pessoas que caminhavam pelo centro da capital chilena.

O Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) ordenou que o animal fosse anestesiado na quinta-feira pra que fosse possível ler o seu chip, dispositivo onde ficam armazenadas suas informações, e assim identificar o leão e confirmar que o zoológico era seu proprietário.

Segundo Chanampa, o zoológico advertiu o SAG sobre o perigo do procedimento e o risco de morte para o animal de 14 anos:

“Não era necessário anestesiar o leão”, disse ele.

Em uma declaração, o Serviço de Agricultura e Pecuária explicou que o processo de sedação “é necessário para realizar um processo de revisão seguro, que proteja a integridade física tanto dos animais quanto do pessoal envolvido no procedimento”.

A organização acrescentou que a prática foi realizada no âmbito de um processo de sanção administrativa contra o zoológico privado, “por graves irregularidades derivadas do manejo inadequado dos animais que se encontram no estabelecimento”.

Após algumas horas fora do palácio presidencial chileno, o corpo de Zeus foi removido.

Fonte: Extra