Se você não é um cliente regular em lojas de marcas de luxo, pode ser intimidante entrar porque você sente o julgamento vindo dos associados de vendas. Você quase os ouve pensando no que você está fazendo ali e eles podem não vir consultá-lo e até recusar se você pedir.
Essas pessoas ganham com comissão, portanto, se sentirem que um cliente que veio não comprará nada, talvez não se preocupem em atendê-lo. Mas nem todos eles têm uma boa intuição e, quando julgam um livro pela capa, em vez de fazerem seu trabalho, podem estar errados.
Um usuário do Reddit compartilhou uma história sobre como foi ignorado por um vendedor quando pretendia comprar alguns itens caros e como se certificou de que o vendedor soubesse o erro que havia cometido. As pessoas responderam com suas próprias histórias com um final satisfatório de colocar os vendedores em seu lugar.
Mais informações: Reddit
A vingança é doce, mesmo que seja insignificante, e este homem pôde ver o rosto do vendedor percebendo a comissão que perdeu
Créditos da imagem: Phillip Pessar (não é a foto real)
A história se passa no final dos anos 90, quando o Pôster Original (OP) tinha 18 anos e estava começando em seu novo emprego. Ele conseguiu um cargo na Macy’s Herald Square por meio de um membro da família como especialista em roupas da Guess Jeans.
A Macy’s Herald Square é considerada a “maior loja de departamentos da América” e, em seus 11 níveis, você pode encontrar uma variedade de lojas. Seu público-alvo é a classe média americana que pode se dar ao luxo de considerar a qualidade, então você pode encontrar algumas lojas de luxo, como Coach ou marcas de luxo conhecidas, como Gucci ou Louis Vuitton, que são as que têm uma reputação de produtos ruins. serviço ao cliente, se você não olhar para o papel.
Isso aconteceu no final dos anos 90, quando o autor do post tinha 18 anos e estava terminando sua semana de orientação em seu novo emprego
Créditos da imagem: domcobeo
O código de vestimenta para o trabalho de OP era usar traje de negócios, ou ele podia ser mais casual se estivesse usando roupas da marca que representava. Então, durante o intervalo do almoço, quando estava na semana de orientação, ele pensou em olhar ao redor e investir em sua aparência.
Ele vestiu ternos, mas os sapatos eram um pouco opressores, pois havia muitos para escolher. Então, o OP queria ajuda, mas o vendedor o ignorou rudemente, embora tenha encontrado um gerente que ficou feliz em ajudar e o cliente prometeu voltar e comprar o que escolheu.
Quando o novo funcionário estava saindo, ele ouviu que o vendedor não queria ajudá-lo porque estava convencido de que não compraria nada. Então, quando a mãe do OP chegou para comprar os sapatos para ele, ele se certificou de que era o gerente quem fazia a venda e não o vendedor rude, pois não queria que ele recebesse comissão pela compra.
Como a posição exigia um certo visual, ele aproveitou a hora do almoço para procurar algo e planejava comprá-los com sua mãe.
Créditos da imagem: domcobeo
Este foi o último dia de orientação de OP e ele começaria seu trabalho no dia seguinte, então ele planejou visitar o gerente para mostrar como os sapatos combinavam com seu terno e foi sugerido que mostrasse ao vendedor também para deixá-lo ele sabe o que ele perdeu.
Essa cena na história do Reddit definitivamente não foi tão dramática quanto a do filme Pretty Woman, mas ainda assim bastante satisfatória. Mas a cena da cliente voltando à loja para mostrar o quão rica ela realmente é em Pretty Woman foi tão impactante que emprestou seu nome ao Efeito Pretty Woman.
Enquanto procurava sapatos, ele pediu ajuda a um vendedor, mas não conseguiu, pois presumiram que ele não compraria nada.
Créditos da imagem: domcobeo
O Efeito Mulher Bonita é explicado como o desejo de provar que o vendedor foi rude com você porque não esperava que uma compra sua fosse errada. O que significa que você precisa gastar dinheiro e fazer com que o vendedor se arrependa de tratá-lo mal, mesmo que você não tenha planejado isso originalmente.
Há pesquisas que apóiam a teoria de que funcionários esnobes fazem as pessoas gastarem mais e ganham mais comissões do que seus colegas educados. Os autores da pesquisa foram os que cunharam o termo.
Morgan K. Ward e Darren W. Dahl descobriram que “após a ameaça, os consumidores têm atitudes mais positivas e maior disposição para pagar quando (1) a rejeição vem de uma marca aspiracional (vs. não aspiracional), (2) o consumidor relaciona a marca ao seu autoconceito ideal, (3) ele/ela é incapaz de se autoafirmar antes da rejeição, (4) o vendedor que faz a ameaça reflete a marca e (5) a ameaça ocorreu recentemente”.
Isso foi um erro, pois ele voltou à loja com a mãe e fez uma compra muito grande, mas não permitiu que o vendedor aceitasse a venda.
Créditos da imagem: domcobeo
Darren Dahl explicou o que suas conclusões significam: “Parece que o esnobismo pode realmente ser uma qualificação que vale a pena considerar para marcas de luxo como Louis Vuitton ou Gucci”, porque essas marcas são o que os clientes aspiram e esse efeito não foi observado com varejistas de baixo custo. como Gap ou American Eagle.
Ele também comentou: “Nossa pesquisa indica que eles podem acabar tendo um efeito semelhante a um ‘grupo interno’ no ensino médio ao qual outras pessoas desejam ingressar”.
O gerente daquela loja sugeriu entrar com os sapatos calçados em seu trabalho e mostrar ao vendedor grosseiro o que ele perdeu
Créditos da imagem: Martin Stabenfeldt (não é a foto real)
Embora ser rude com um cliente possa levar a uma venda porque o cliente está com raiva porque alguém presumiria que ele não tem dinheiro, querendo provar que vale a pena, fazer um cliente se sentir mal é errado e pouco profissional.
A maioria das pessoas prefere ser consultada como clientes regulares, como fica evidente pela resposta que a história obteve, pois muitas pessoas começaram a compartilhar suas próprias experiências, destacando a reação negativa.
Você tem uma história parecida? Você acha que essa é uma tática de vendas real ou os vendedores se permitem presumir demais e nem tentam ignorar seu julgamento? Deixe-nos saber suas opiniões nos comentários.
A situação lembrou as pessoas do momento do filme Uma Linda Mulher e muitas delas já passaram por algo parecido.
Créditos da imagem: Erik Mclean (não é a foto real)