Existem vários graus de toxicidade corporativa distópica. Algumas empresas tentam fingir que todos vocês são uma grande família feliz e tentam distraí-los de problemas reais com café grátis e mesas de pingue-pongue. No outro extremo do espectro, você tem locais de trabalho que erradicam completamente qualquer senso de limites pessoais, forçando você a viver para o seu trabalho e sacrificar o sono.
Nenhuma dessas situações é saudável. E pode ser difícil reconhecer quando as coisas estão saindo do controle. Mas então você percebe que tem reuniões de equipe às 2 da manhã para ficar de olho em você e verificar se ainda está acordado. E você pensa no fato de que é forçado a checar com seus colegas sobre coisas básicas como quando está tomando banho. Nesse ponto, pode ser hora de pensar em uma mudança de carreira.
A criadora de conteúdo popular do TikTok, Devin Raimo, @devinraimo, falou sobre como era horrível trabalhar em seu antigo emprego corporativo. Ela explicou como havia check-ins constantes para ver se as pessoas não estavam dormindo e como a empresa incomodava mesmo nos dias de folga … como o casamento da sua irmã que você avisou com antecedência!
Role para baixo para ver o que Devin compartilhou com a Internet e deixe-nos saber o que você pensa sobre isso, queridos Pandas. Você tem alguma história sobre trabalhar horas insanas? Compartilhe suas experiências nos comentários. Panda Entediado entrou em contato com os representantes de relações públicas de Devin na Oz Lane Agency e atualizaremos o artigo assim que recebermos uma resposta deles.
Mais informações: TikTok | Linktree
A criadora de conteúdo do TikTok, Devin Raimo, revelou por que largou seu primeiro emprego corporativo
Créditos da imagem: devinraimo
Ela derramou o chá sobre como as coisas ficaram tóxicas e fora de controle
Créditos da imagem: Product School (não é a foto real)
Créditos da imagem: Anna Tarazevich (não é a foto real)
Você pode assistir ao TikTok viral do criador de conteúdo aqui
@devinraimoi realmente tomou banho às 4 da manhã todas as noites durante um mês ♬ som original – devin
Devin compartilhou mais algumas informações sobre seu antigo emprego em um vídeo de acompanhamento
Créditos da imagem: devinraimo
Enquanto isso, aqui está o vídeo completo do TikToker
@devinraimo Respondendo a @theresamcbride #greenscreen ♬ som original – devin
No momento da redação deste artigo, o vídeo de Devin tinha mais de 2,5 milhões de visualizações e quase 227 mil curtidas. Enquanto isso, seu vídeo de acompanhamento sobre seu antigo emprego obteve quase 856 mil visualizações e 33 mil curtidas. No geral, o TikToker tem 117,5 mil seguidores e acumulou impressionantes 8,4 milhões de curtidas em todos os seus vídeos. Alguns TikTokers mencionaram que Devin provavelmente trabalhava em uma das empresas ‘Big 4’.
É assim que as pessoas chamam coloquialmente as quatro maiores firmas de contabilidade dos Estados Unidos, e são Deloitte, Ernst & Young (EY), PricewaterhouseCoopers (PwC) e Klynveld Peat Marwick Goerdeler (KPMG).
O vídeo de Devin realmente fez a comunidade TikTok falar porque muitas pessoas tiveram que lidar com horários de trabalho injustos e sistemas corporativos incrivelmente invasivos em algum momento de suas vidas. Ficar 15 minutos atrasado para terminar alguns e-mails de trabalho ou comer macarrão instantâneo na frente do computador parece inofensivo em comparação com o que Devin teve que passar. Mas é sempre mais fácil dar a outra pessoa o conselho que sabemos que devemos seguir também.
É muito fácil reconhecer quando outra pessoa tem problemas com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. É muito difícil ver os mesmos problemas afetando nossas vidas diárias. O que é ainda mais difícil é encontrar coragem para estabelecer limites firmes e dizer um firme ‘NÃO!’ quando você é forçado a sacrificar sua saúde física e mental pelos resultados financeiros de outra pessoa.
Há dois fatores a serem considerados em situações como essa. A primeira é financeira. Se lhe prometerem um salário sólido e grandes bônus pelo seu trabalho, pode ser difícil resistir a trabalhar por longas horas. Você pode ter uma família para cuidar. Você pode estar economizando para uma casa ou um casamento. Ou você pode considerar que está apenas queimando a vela em ambas as pontas por alguns anos, e então terá dinheiro suficiente economizado para ir com calma.
A outra questão a ter em mente é a pressão social. Se seus colegas de trabalho, gerentes e chefes trabalham horas insanamente longas, é difícil resistir a fazer o mesmo. Afinal, somos animais sociais. Queremos ser respeitados e admirados por nossos pares. Ir contra o grupo não é algo com que muitas pessoas se sintam confortáveis. Especialmente se percebermos que, se começarmos a ir contra a corrente, talvez precisemos encontrar outro empregador.
No entanto, como abordamos aqui no Bored Panda anteriormente, o fato é que cada um de nós é responsável por comunicar — e então impor — nossos limites quando se trata de trabalho. Ninguém mais vai fazer isso por nós. Cabe a nós vocalizar quando é o suficiente e, então, agir de acordo.
Se houver um grande problema em sua empresa, considere uma reunião com seu gerente, chefe ou RH (ou, bem, todos eles) e resolva a situação atual. Seja amigável. Seja diplomático. Mas seja firme. Apresente algumas soluções possíveis para o problema e concentre-se na crítica construtiva. Isto é, se você acha que ainda há um futuro possível para você na empresa.
Algo sobre o qual você deve ser realmente aberto e honesto consigo mesmo é se estaria disposto a permanecer em sua empresa se a toxicidade fosse resolvida. Se for um ‘sim’, então você está investindo seu tempo e energia para tentar mudar a cultura de trabalho em uma direção positiva. No entanto, se for um ‘não’, é melhor gastar seus recursos procurando um novo emprego. Não se sinta “preso” no trabalho por causa da pandemia ou da situação econômica global: sempre há alternativas. E sua vida e dignidade valem mais do que pedir permissão a alguém para tomar banho à noite.
Aqui está o que alguns internautas têm a dizer sobre o que aconteceu com Devin