Saiba como escovar os dentes do gato

Alguns cuidados são essenciais com os nossos pets, como escovar os dentes do gato. Pode parecer besteira ou até mesmo um capricho, mas a verdade é que essa simples atitude é extremamente importante para manter a saúde bucal dos animais em dia. Afinal, isso mantém os dentes do gato limpos e livres de problemas.

Ainda assim, muita gente não entende a importância de ter um gato escovando os dentes regularmente ou não sabe como fazer isso da melhor forma. Se esse for o seu caso, nós do Planeta dos Animais estamos preparados para ajudar. Portanto, confira, a seguir, como escovar dente de gato!

Por que aprender como escovar os dentes do gato?

Os dentes dos gatos podem acumular placas bacterianas na superfície da mesma forma que ocorre com os humanos. Assim, essas placas são formadas normalmente a partir de restos de alimentos e bactérias que aderem aos dentes depois de uma refeição. O problema é que, a longo prazo, essa espécie de “película” pegajosa acaba endurecendo e formando o que conhecemos como tártaro.

O tártaro em gatos é algo sério e que só pode ser removido com o auxílio de veterinários especializados em odontologia. Além dele, outros problemas como cáries e gengivite também podem afetar o sorriso dos animais. Por isso, o melhor a se fazer é aprender como escovar os dentes do gato para evitar que seu bichinho sofra com esse tipo de situação.

Dentes dos gatos de algumas raças formam tártaro com facilidade

Determinadas raças de gatos, como o gato Persa e o Birmanês, têm maior propensão a ter tártaro nos dentes. Afinal, isso acontece pois são raças braquicefálicas que têm a anatomia prejudicada devido ao focinho achatado. Nesse caso, deve ser ainda maior o cuidado dental: gatos dessas raças precisam ter os dentes escovados com mais frequência a fim de evitar o problema.

Como escovar dente de gato: quais produtos usar?

O primeiro passo é separar uma escova e pasta de dente para gato. Os produtos devem ser apropriados para animais de estimação, pois cremes dentais de uso humano contém substâncias que podem fazer mal ao organismo dos felinos se forem ingeridas. Se tiver dúvidas, peça a orientação do veterinário para escolher a melhor pasta de dente para gato.

A dedeira para gatos é uma boa alternativa em relação a escova de dente para os felinos. Foto: Bigstock

Eu e escova de dente para gatos deve ter cerdas macias e um tamanho apropriado para a boca do animal. Além da escova de dente, gato pode aproveitar-se de um produto semelhante. Afinal, uma dedeira para gatos é muito utilizada por alguns donos para fazer a higiene bucal dos felinos.

Passo a passo de como escovar os dentes do gato

Com o creme dental e a escova de dente de gato em mãos, é hora de começar a escovação. Primeiro, procure um ambiente tranquilo e escolha um momento em que o animal esteja relaxado para dar início ao processo. Segure o animal e abra sua boca lentamente, massageando os dentes do gato e a parte da gengiva. Faça isso por alguns dias, sempre observando a reação dele.

Conforme ele for se acostumando, você pode introduzir a escova de dente para gatos com a pasta dental na boca do seu amigo. O ideal é fazer isso com movimentos suaves, sem machucar o pet. Aos poucos, ele vai ganhando confiança no processo e vai se tornando mais fácil saber como escovar os dentes do gato.

Associação positiva ajuda quando o gato escova dente

Enquanto escova dente, gato pode ficar um tanto estressado e incomodado. Portanto, para evitar que ele tenha reações assim, é importante usar reforços positivos para estimulá-lo a fazer a devida higiene bucal. Uma maneira de implementar isso é oferecendo um petisco nas primeiras vezes até ele ficar mais acostumado. Brinquedos e palavras de incentivo também ajudam.

Quantas vezes por semana deve-se escovar os dentes do gato?

É importante ter uma frequência de escovação, pois as placas bacterianas normalmente se formam em pouco tempo. Por esse motivo, o mais recomendado é fazer o gato escovar os dentes, no mínimo, três vezes na semana. Assim, se esse cuidado puder ser feito diariamente, melhor ainda — principalmente no caso das raças braquicefálicas.

Além de saber como escovar os dentes do gato, veja outros cuidados importantes

Os dentes dos gatos não são os únicos que merecem atenção. Na realidade, quem convive com um felino precisa ter em mente que vários cuidados são indispensáveis na rotina destes animais. Além da escovação dos dentes, podemos incluir na lista a escovação dos pelos, limpeza frequente da caixa de areia, limpeza dos ouvidos e cortar as unhas do gato regularmente. Todos esses cuidados devem começar desde filhotes.

Agora que você entende melhor sobre como escovar os dentes do gato, compartilhe este conteúdo para que mais pessoas entendam a necessidade dessa prática tão importante! Por último, não deixe de conferir outras matérias sobre os animais de estimação produzidas pela nossa equipe:

Muito obrigado pela leitura! A gente fica por aqui e até a próxima!