Tudo sobre a raça de gato Siberiano

UMA raça de gato Siberiano tem uma aparência selvagem e peluda que encanta muitas pessoas. Esses felinos têm porte que varia de médio a grande, e lembra bastante outras duas raças muito conhecidas, como o Maine Coon e o gato Norueguês da Floresta.

Para quem procura um bichano, o gato Siberiano pode ser o parceiro certo, sendo importante entender um pouco mais sobre essa raça de gato tão adorada em diversos lugares do mundo. Portanto, pensando nisso, a equipe do Planeta dos Animais separou tudo que você precisa saber na matéria abaixo. Confira!

Qual a origem do gato Siberiano?

Como o nome já indica, a raça de gato Siberiano tem origem na Sibéria, entre os bosques da Rússia e da Ucrânia. Entretanto, não se sabe exatamente como ou quando ela surgiu, mas os primeiros registros da raça foram encontrados em 1871. Assim, no ano de 1997, a TICA (The International Cat Association) reconheceu oficialmente os padrões do gato Siberiano.

Gato Siberiano tamanho e peso: as características físicas do pet

O gato Siberiano tem um tamanho que varia de médio a grande, musculatura robusta e olhos que podem ser âmbar, verdes ou azuis. Ele tem entre 23 e 28 centímetros de altura, mas um comprimento que pode ser de 40 a 63 centímetros da ponta do focinho até a cauda. Em relação ao peso, esses felinos não são tão pesados e ficam entre 5 e 8 quilos.

Como é a pelagem do gato Siberiano?

O gato Siberiano possui duas pelagens: uma que é mais externa e avantajada, e outra que é mais interna e densa. Essa dupla camada é, inclusive, o que faz com que a raça seja bastante resistente ao frio. No entanto, os bichanos também passam por duas trocas intensas de pelo durante o ano, o que permite viverem tranquilamente em lugares mais quentes.

Quais são as cores do gato Siberiano?

O gato Siberiano costuma ser aceito em todas as cores, com exceção de violeta e marrom. Isso significa que você pode encontrar um gato Siberiano branco, gato Siberiano preto e gato Siberiano cinzapor exemplo. Ainda assim, várias outras tonalidades também são permitidas, agradando a todos os gostos.

Gato Siberiano personalidade: veja as características comportamentais do pet

A companhia de um gato Siberiano é maravilhosa. Esses animais são tranquilos, calmos, dóceis e apegados. Eles também costumam se relacionar bem com qualquer tipo de pessoa e, para o gato Siberiano, o valor da família é inestimável. A raça também é ativa e vai adorar escalar os móveis da casa para passar o tempo, por isso a dica é adaptar o espaço para esses bichanos.

O gato Siberiano mia muito?

O gato Siberiano é um dos pets que mais “falam”. Eles adoram se comunicar com os humanos, e utilizam o miado para isso. Parece até que eles estão tendo uma espécie de conversa com a gente, já que eles costumam responder os donos sem rodeios. Nesse sentido, prepare-se para ter um bichano bem falante!

Como o gato Siberiano se relaciona com crianças?

Trata-se de uma raça que se dá muito bem com crianças. O gato Siberiano é simpático por natureza, mas com os pequenos eles têm uma afinidade ainda maior. Não à toa, a raça costuma ser muito indicada para tratamentos terapêuticos e pode ser um ótimo aliado de suporte emocional. Inclusive, a convivência desse bichano outros pets também costuma ser bem harmoniosa.

O gato Siberiano consegue ficar muito tempo sozinho em casa?

Não há problema em deixar o seu gato Siberiano sozinho por algum tempo. Mas, ainda assim, não é o ideal. Já que esse é um felino que costuma ser muito apegado com os humanos e que também não aprecia longos momentos de solidão. Portanto, os tutores devem sempre disponibilizar uma parte do dia para se dedicarem ao seu peludo.

Saúde do gato Siberiano

O gato Siberiano costuma ter uma boa saúde, no geral, mas também está condicionado a sofrer com alguns problemas. A cardiomiopatia hipertrófica, atrofia progressiva da retina e problemas articulares precisam de atenção. Além disso, alergias e dermatites também podem afetar a raça. Por fim, o ideal é levar o seu pet ao veterinário a cada 6 meses, atentando-se aos sinais de um gatinho doente.

Dicas de cuidado com o gato Siberiano

A escovação dos pelos da raça de gato Siberiano é importante para manter a pelagem saudável e evitar a formação de bolas de pelo. Além disso, o tutor deve se comprometer com outros cuidados básicos, como escovar os dentes, limpar os ouvidos e aparar as unhas do pet regularmente. Manter uma boa alimentação, com ração do tipo premium e super premium, também é fundamental desde o período em que ele é um gato Siberiano filhote.

Gato Siberiano valor: quanto custa?

Pensando em adotar um gato Siberiano? Preço desse bichando geralmente fica entre R$ 2.000 até R$ 8.000. Ainda assim, dependendo do gatil, é possível que o valor desse pet sofra pouca variação. Tudo vai depender das características físicas, linhagem genética e outras informações estipuladas pelos criadores. Todavia, não esqueça de procurar um gatil de confiança e que seja comprometido com o bem-estar dos animais.

Curiosidades sobre a raça de gato Siberiano

1. O gato Siberiano já foi considerado o mascote oficial da União Soviética durante o governo de Mikhail Gorbachev.
2. A raça de gato Siberiano é considerada hipoalergênica, pois produz baixos níveis de Fel d1, a proteína que é responsável por desencadear crises alérgicas em humanos.

3. Os gatos da raça ajudaram a salvar o Museu Hermitage, na Rússia, de infestações de ratos que poderiam destruir todas as obras. Por isso, existe uma praça em homenagem aos bichanos na cidade de Tyumen.

4. Essa é uma das poucas raças de gato que gosta de brincar com a água. No entanto, é importante ter cuidado e manter o pet sempre seco.

Gostou de saber tudo a respeito da raça de gato Siberiano? Compartilhe entre amigos e familiares para que mais pessoas saibam sobre esse incrível felino. Por último, não deixe de conferir outras matérias daqui do site em que abordamos sobre diferentes assuntos envolvendo os animais de estimação:

Ficamos por aqui e agradecemos a sua leitura até o fim. Até a próxima!