O enriquecimento ambiental para cães é uma proposta bem interessante para deixar o seu lar atraente para o animalzinho, permitindo que o mesmo explore os seus próprios instintos. Trata-se de uma forma divertida de entreter e estimular uma vida saudável para o seu amigo de quatro patas.
A nossa equipe do Planeta dos Animais preparou um guia especial para te ajudar a entender tudo sobre enriquecimento ambiental para cachorros. Vamos esclarecer quais são os benefícios do enriquecimento ambiental, e, além disso, separamos 5 ótimas ideias para você enriquecer o lar para o seu cãozinho. Confira!
Enriquecimento ambiental para cães: o que é?
O enriquecimento ambiental nada mais é do que uma maneira de fornecer aos dogs estímulos para que eles sejam saudáveis e também felizes. Cabe destacar que essa prática não é novidade, apesar de ter ganhado popularidade recentemente, ela busca reproduzir um ambiente mais próximo da natureza, oferecendo diversos jogos e atividades divertidas que agradam os instintos naturais do cão.
Os cães são animais sociáveis, logo precisam conviver com outros bichos e pessoas. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil manter um ritmo de passeios e brincadeiras regulares. Para quem tem menos espaço de lazer — como quem mora em apartamentos ou passa muito tempo longe de casa —, criar um ambiente onde o animal possa satisfazer suas necessidades físicas e emocionais se torna fundamental.
Sem enriquecimento ambiental adequado para cães, é bem provável que eles se tornem frustrados e entediados, concentrando toda energia na destruição de objetos da casa, além de apresentarem comportamentos problemáticos, agressividade, aumento de peso e até mesmo o desenvolvimento de doenças.
Além das necessidades básicas, como comida, saúde, higiene e brincadeiras regulares, todos os animais domésticos necessitam desenvolver seus sentidos — a audição, visão, paladar e instintos de caça. Para isso, existem determinados tipos de enriquecimento ambiental que podem ser aplicados:
- Enriquecimento Ambiental Cognitivo: visa estimular o intelecto dos cães, exercitando o raciocínio e a memória;
- Enriquecimento Ambiental Alimentar: incentiva o instinto natural de caça dos animais e cria desafios estimulantes;
- Enriquecimento Ambiental Físico: traz oportunidades para o animal se mover e se engajar em atividades interativas com o meio ambiente;
- Enriquecimento Ambiental Sensorial: tem como objetivo maximizar os cinco sentidos caninos;
- Enriquecimento Ambiental Social: encoraja o cão a aventurar-se em diferentes cenários, estimulando a interação social do bichinho em parques, jardins e até mesmo em clubes para animais de estimação.
Conheça 5 ideias de enriquecimento ambiental para os cães:
Agora que você está por dentro do que significa enriquecer o ambiente para cães, o quanto é essencial e os tipos de enriquecimento existentes, confira as 5 ideias que separamos sobre como enriquecer o ambiente para o cachorro e ajudá-lo a se divertir mais e se desenvolver bem.
1) Brinque com o seu cão espalhando petiscos pela casa
Surpreenda o seu pet com sabores, aromas e texturas diferentes para estimular seu instinto de caça. Coloque petiscos em locais inusitados e vá aumentando o grau de dificuldade para estimular sua curiosidade. Sempre certificando-se de que o local não oferece riscos para seu cão!
2) Forneça brinquedos interativos e desafiadores para o seu cachorro
Ofereça brinquedos que despertem a curiosidade dele, sejam desafiadores e estimulem a interação, como cordas, objetos sonoros e bolas interativas. Quanto mais opções o seu amigo peludo tiver para entreter-se, menos chances terá de escolher os seus móveis para destruir!
3) Coloque música para o seu cachorro ouvir
Para proporcionar bem-estar ao seu pet, invista no enriquecimento ambiental sensorial usando músicas. Os cachorros são fãs da música, e até mesmo estudos indicam que a música clássica é capaz de acalmar cães e controlar comportamentos agressivos. Apenas mantenha o som no volume ideal, para não causar desconforto ao seu companheiro de quatro patas.
4) Invista em experiências ao ar livre com seu pet
Além das caminhadas diárias, busque por atividades diferentes para curtir com o seu cachorro ao ar livre, como brincar com frisbee e interagir com outros pets (com segurança e supervisão), aproveitando ao máximo a natureza. Se possível, leve-o a um parque com muito espaço para que ele possa correr e se divertir. Os clubinhos para pets também são uma ótima opção, mesmo que não sejam tão facilmente acessíveis como as praças de bairro.
5) Faça petiscos nutritivos com frutas congeladas para o seu cãozinho
O verão é o momento perfeito para preparar lanches refrescantes e nutritivos para os pets! Para isso, lave e corte as frutas em pedaços pequenos retirando os caroços e sementes, depois coloque-as no congelador até ficarem bem geladinhas! Vale lembrar que nem todas as frutas são seguras para cães, como a uva que é tóxica para eles.
Mas você pode oferecer ao seu cachorro uma variedade de frutas como pêra, banana, maçã, melão, melancia, mamão, goiaba descascada, kiwi e jabuticaba (com moderação). Porém, além da uva, deve-se evitar o figo, maracujá, tomate, carambola e açaí, pois são prejudiciais à saúde dos cães. Se tiver qualquer dúvida, o melhor a fazer é consultar o veterinário do seu amigo de quatro patas.
Por fim, como você pôde notar, o enriquecimento ambiental para cachorros é uma atividade capaz de oferecer inúmeros benefícios ao animal, e que, de quebra, ainda pode aproximar mais você do seu peludinho. Dessa forma, convide amigos e tutores caninos a conhecerem essas ideias de enriquecimento ambiental para cães. Também não deixe de conferir outros conteúdos sobre os pets produzidos pela nossa equipe do Planeta dos Animais:
Agradecemos a sua leitura! Até a próxima!