Não há como negar que algumas pessoas são simplesmente desagradáveis.
Baixa auto-estima, problemas pessoais, uma educação conturbada, problemas de raiva, imaturidade emocional - a causa raiz pode ser debatida para sempre. E embora seja verdade que a pessoa ou pessoas em questão podem não ter culpa per se, na maioria das vezes, o comportamento é produzido pela boa e velha arrogância.
Não me interpretem mal, todos nós temos nossos momentos. Quero dizer, você está vendo o que está acontecendo no mundo agora? É puro estresse. No entanto, atacar estranhos, quer você pense que eles o injustiçaram ou não, é, francamente, ridículo.
Perder a paciência em espaços públicos, muito menos em espaços públicos lotados, é a última coisa a que você quer recorrer - porque, vamos encarar, você provavelmente será enganado e quem gosta de parecer um tolo?
Mais informações: Reddit | Blog da Psicologia Hoje | Eu sei como você se sente de F. Diane Barth
Você sabe o que dizem: “Na ausência de autorrespeito, a grosseria prospera”
Créditos da imagem: mliu92 (não é a foto real)
“Não, não vou desocupar meu lugar no meio da refeição quando estive aqui primeiro” – este usuário da web recorreu a uma das comunidades mais mesquinhas e vingativas do Reddit para contar a seus membros uma história sobre a época em que decidiram se vingar de um grupo de visitantes autorizados de um café. A postagem conseguiu reunir mais de 28 mil votos positivos, bem como 686 comentários discutindo a audácia de algumas pessoas.
Visitante do café é apelidado de “egoísta” por se recusar a ceder seu lugar, mesmo sendo o primeiro a chegar lá
Créditos da imagem: Inverness
O autor começou sua postagem informando aos leitores que esse era um tipo de situação de pequena vingança em andamento, o que significa que a peça provavelmente foi carregada ao mesmo tempo em que a chamada retribuição estava ocorrendo. Agora, para a história! Um dia, o OP foi a um café que ficava próximo ao local de trabalho – porém, estava lotado, então eles tiveram que se sentar bem no final de uma mesa comunitária. Restavam três vagas, e eles pediram o almoço e continuaram cuidando da própria vida.
Um dia, em um café movimentado, o autor, que estava sentado no final de uma mesa comum vazia, foi abordado por alguns clientes que também queriam se sentar.
Créditos da imagem: Inverness
Minutos depois que o internauta deu sinal verde para a dupla se sentar ao lado deles, seus amigos chegaram e pediram ao OP para se mudar para outro lugar, já que havia apenas um assento livre restante.
Créditos da imagem: Inverness
Logo depois, algumas mulheres chegaram e perguntaram educadamente se podiam sentar em dois dos espaços livres, o que, claro, o OP não teve problemas. Então, quando o OP estava prestes a almoçar, outro par de clientes apareceu para se juntar aos amigos que chegaram à mesa segundos antes. Como havia apenas um assento disponível, você adivinhou, eles pediram ao Redditor para mudar para outro lugar - no entanto, a resposta era bastante óbvia, visto que o OP estava sentado em um café lotado com um garfo cheio de comida pronto para entrar na boca.
Por razões óbvias, o Redditor recusou, mas foi prontamente xingado, o que os levou a demorar um pouco e até pedir uma sobremesa.
Créditos da imagem: Matt Barber (não é a foto real)
Naturalmente, o esnobismo excessivo fez com que as pessoas dissessem todo tipo de coisa, principalmente sobre o quão egoísta o OP era e como eles estavam ocupando toda a mesa comunitária (o que não eram, mas tudo bem). Ficaram parados vendo-os comer, mas a mesquinhez venceu, e o criador do post decidiu que eles demorariam um pouco. O plano era terminar de comer, pedir um café, demorar um pouco e depois pedir uma fatia de bolo.
Você concorda com esse tipo de abordagem? Ou você teria lidado com a situação de forma diferente?
Outros membros da comunidade online compartilharam seus pensamentos e opiniões sobre o assunto
Infelizmente, apesar de todos os esforços, Panda Entediado não conseguiu falar com o internauta para descobrir se sua vingança mesquinha foi realmente bem-sucedida. No entanto, o que podemos fazer é falar sobre como lidar com aqueles que estão acostumados a acreditar que o mundo lhes deve algo (ou tudo).
Nós estendemos a mão para Diane Barth, psicoterapeuta em consultório particular em Nova York e Massachusetts, e a convidou para se apresentar aos nossos leitores: “Eu ensino outros terapeutas em grupos de estudo privados que dirijo continuamente e também supervisiono outros terapeutas. Também sou escritor, com um blog sobre Psychology Today e vários livros. Escrevo sobre muitas das questões que surgem em minhas sessões de terapia e em minhas discussões com outros terapeutas.”
Nós então perguntamos diane por que algumas pessoas são tão más, rudes e desrespeitosas com os outros, ao que ela respondeu: “As pessoas sempre foram más, rudes e desrespeitosas com os outros por vários motivos, mas parece ser pior e mais comum hoje em dia. Acho que é porque tem havido mais ênfase em cuidar de nós mesmos, de boas maneiras, que se espalhou para cuidar de si mesmo às custas dos outros. Há um sentimento crescente e perturbador de direito em nosso mundo que leva a esse tipo de desrespeito. É como ‘se eu quiser, devo ter, não importa o que você queira ou como se sinta’. Gostaria também de salientar, no entanto, que muitas pessoas que cuidam de si mesmas também têm muita empatia e respeitam muito mais as necessidades e os desejos dos outros. Não é uma questão de ou/ou.”
“Mais uma vez, acho que é um senso de direito; mas também é combinado com a sensação de que é mais fácil atacar alguém que você não conhece, porque você não está preocupado com o que eles vão pensar de você ou que eles vão rejeitá-lo. Esses medos muitas vezes impedem as pessoas de dizerem às pessoas que sabem coisas que realmente deveriam contar, especialmente quando alguém que elas conhecem está ultrapassando os limites ou ferindo seus sentimentos”. diane disse quando ponderamos sobre por que certas pessoas acham que não há problema em atacar estranhos.
Créditos da imagem: yrjö jyske (não é a foto real)
Por fim, pedimos aos nossos especialista como devemos lidar com pessoas autorizadas: “Eu amo o que o postador do Reddit fez - eles não brigaram, não cederam, não chamaram as pessoas por seu comportamento autorizado. Eles apenas cuidaram de suas próprias necessidades. Essa é certamente uma maneira de lidar com esse tipo de comportamento. Ele exemplifica uma das técnicas mais importantes para lidar com o direito: cuidar de si mesmo sem tentar fazer com que a pessoa com direito reconheça que está se comportando mal. Você também pode dizer calmamente à pessoa que sente muito, mas que terminará sua refeição (ou o que quer que seja), mas o truque será não se envolver mais com ela.